INAUGURAÇÃO DO PÓLO ESCOLAR DE PAREDES MARCADA POR CRÍTICAS AO GOVERNO

O presidente da Câmara Municipal de Anadia inaugurou, ao final da tarde de anteontem, o Centro Escolar de Paredes do Bairro. Uma escola com capacidade para acolher 50 crianças no pré-escolar e 120 crianças no 1.º ciclo, e que tem como zona de influência as freguesias de Paredes do Bairro e São Lourenço do Bairro, tendo custado 1,385 milhões de euros.
Na oportunidade, o presidente da autarquia anadiense veio denunciar o que considera ser “uma escandalosa postura e diferença de tratamento” manifestada pelo actual governo, o qual, “constantemente tem recusado os sucessivos convites, endereçados por esta autarquia”, para estar presente nos diversos acontecimentos realizados nos últimos meses no município.
A corroborar esta situação, Litério Marques realçou a recente “recusa do Senhor Primeiro-Ministro e também do senhor Ministro da Educação e, ainda, de qualquer secretário de Estado”, em estarem presentes na cerimónia de inauguração do novo Centro Escolar de Paredes do Bairro, para a qual, frisou, “atempadamente, foram convidados”. A indignação de Litério Marques é ainda maior porque, “como é do conhecimento geral, no passado dia 11 de Setembro, aquando da inauguração de Centros Escolares do concelho de Oliveira do Bairro”, tanto o primeiro-ministro, como o ministro da Educação “e demais assessores” estiveram presentes.
“Perante esta atitude de manifesta preterição relativamente às crianças e alunos, às famílias, aos educadores e a este município, não é para nós difícil, neste momento, identificar a razão deste incoerente e desajustado comportamento”, frisou o autarca, sintetizando: “Não podemos, de forma alguma, concordar e lamentamos veementemente que tal situação esteja efectivamente a acontecer”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt