A 6 de Novembro, o território das “Montanhas Mágicas” vai ser certificado como “Destino de Turismo Sustentável”, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável, segundo anunciou a Associação Geoparque Arouca (AGA).
Refira-se que a assinatura e a entrega do certificado realizar-se-ão em Bruxelas, capital da Bélgica e da União Europeia, numa cerimónia que contará com representantes da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira).
As “Montanhas Mágicas” abrangem uma área geográfica correspondente às áreas administrativas dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Nelas se inserem os sítios classificados na “Rede Natura 2000”: Serras da Freita e Arada, Serra de Montemuro, Rio Paiva e Rio Vouga, e também o Arouca Geopark.
Esta certificação vem valorizar os recursos naturais e culturais destes territórios, assim como “comprometer” os agentes – públicos e privados – que, no terreno, podem promover o turismo.
Diário de Aveiro |