AVEIRO: RITA BAPTISTA AJUDA SENIORES A TOMAREM OS SEUS REMÉDIOS

Ajudar a população idosa, especialmente a mais vulnerável, a administrar correctamente os seus medicamentos é o principal objectivo de um projecto da aveirense Rita Baptista selecionado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no âmbito de um concurso nacional que envolveu mais de sete centenas de candidaturas de todo o país.
Foi em Barcelona, onde viveu mais de quatro anos, no bairro da Gracia, que esta farmacêutica de 32 anos se apercebeu da grande incidência de erros de prescrição e de toma de remédios. “Muitos idosos esquecem-se ou vêem mal e confundem os medicamentos”, até porque há fármacos parecidos na cor ou no formato, explica ao Diário de Aveiro.
O desejo de dar a mão àqueles que sentem dificuldades na administração dos seus medicamentos era antigo e pode agora ser posto em prática graças a uma iniciativa (Banco de Inovação Social, BIS) lançada pela SCML, que recebeu 764 candidaturas - destas foram escolhidas 30 para serem apoiadas, embora não financeiramente.
O projecto “Caixa-Amor” tenciona ser uma ‘muleta’ para a população mais velha, que tem “cada vez mais remédios para tomar” e em muitos casos dispõe de poucos apoios exteriores. “Há muitos idosos nestas condições - alguns têm dificuldade de mobilidade ou estão sozinhos e precisam de ajuda”, diz Rita Baptista.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt