Para alavancar as potencialidades naturais da aldeia de Macieira de Alcôba, a Câmara de Águeda inaugurou ontem um novo projecto, a que entendeu chamar “Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo” e que tem por objectivo “promover uma marca associada ao milho antigo e às suas tradições, alicerçada na preservação deste espécime cada vez mais em vias de extinção”.
Trata-se de um Centro Interpretativo da Aldeia do Milho Antigo, que se situa no antigo edifício paroquial e no edifício da Junta de Freguesia de Macieira de Alcôba, contando este espaço com uma mostra permanente que permitirá a compreensão integral da paisagem, arquitectura e território, cultural material e imaterial tradicional associada ao milho antigo.
“Acredito que está criado um conjunto de estruturas importantes para o futuro desta aldeia, e agora tenho a certeza que surgirão outras iniciativas privadas para dar continuidade a este trabalho. A dinamização da aldeia também passa por quem aqui vive e aqui investe”, referiu Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda.
Diário de Aveiro |