A fábrica Ria Stone, criada pelo grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) para produzir louça de mesa para o gigante sueco Ikea, está a recrutar os trabalhadores que irão começar a laborar já no início do próximo ano. No total, a futura unidade fabril, em construção na Zona Industrial da Mota, em Ílhavo, empregará cerca de 150 funcionários – ontem, no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Aveiro, 120 desempregados da região iniciaram um programa de formação que se irá prolongar por mais de dois meses e que poderá resultar na sua futura contratação.
A Ria Stone pediu o envolvimento do IEFP na formação de um “número alargado” de desempregados, explicou José Arnaldo Batalim, director do Centro de Emprego e Formação Profissional local.
“O Centro de Emprego e Formação Profissional cumpre assim a sua missão de ajustar a oferta à procura de emprego”, adianta o responsável. “Neste caso, antes de ajustar os desempregados às ofertas de emprego existentes no mercado, proporciona-lhes a frequência de acções de formação profissional que os qualificam para o preenchimento do posto de trabalho ao qual se candidatam”, acrescenta ao Diário de Aveiro.
Diário de Aveiro |