ÁGUEDA – AVEIRO: PERCURSO FEITO DEVAGAR DE… VOUGUINHA

São perto das 9 horas da manhã do dia 1 de Agosto, e estamos na estação de Águeda à espera da automotora que nos vai transportar até Aveiro. Apesar de o dia não ir muito adiantado, esta que vamos fazer é já a quinta viagem entre Sernada do Vouga e Aveiro, do dia.
Em Águeda há cerca de duas dezenas de pessoas que esperam a chegada do comboio que os vai levar ao trabalho, à praia – pelo que podemos perce­ber pelos trajes –, ou, simples­mente à cidade, onde podem passear ou visitar lojas.
Poucos minutos depois da hora anunciada no horário vê-se, ao fundo, rompendo por en­tre o verde da vegetação que cresce mais do que seria suposto, o tão afamado “Vouguinha”. Este comboio amado pe­lo povo – apesar do seu ar desleixado – é composto por duas carruagens rabiscadas com sprays de várias cores, que já deixam ver muito pouco do vermelho (?) enferrujado daquelas paredes de chapa. Em alguns casos, a tinta dos graffiters subiu para lá do nível da chapa e as janelas também estão pintadas, o que confere um ambiente escuro no interior da composição.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt