Tudo nasceu de uma conversa de café entre amigos, em Janeiro de 2012. Pouco tempo antes, o ministro da Economia de então, Álvaro Santos Pereira, havia sugerido a ideia de se exportarem pastéis de nata. “A conversa iniciou-se por aí”, lembra João Salviano, um dos sócios da empresa Matar Saudades.
A ideia de exportar produtos locais não era nova, porém. Uns anos antes pensaram vender ovos moles “online”, mas o projecto encontrou tantos obstáculos logísticos que acabou por ser abandonada. “No entanto, sempre tivemos em mente criar uma loja ‘online’ dedicada aos produtos portugueses e aos produtos de grande consumo em Portugal”, explica João Salviano.
Há cinco anos, o empresário emigrou para Budapeste, capital da Hungria, onde se deparou com “grandes dificuldades” em encontrar produtos portugueses. A solução, comum à de milhares de portuguese na diáspora, era abastecer-se em Portugal, nas visitas a casa. “Sempre que visitava Aveiro, viajava de mala vazia para poder regressar com ela cheia de iguarias e produtos dos quais sentia falta e queria matar saudades”. “E assim nasceu a ideia da Matar Saudades”, relata ao Diário de Aveiro.
Matar Saudades é uma mercearia “online” onde se podem encomendar variados tipos de produtos que são vendidos e consumidos em Portugal e que são difíceis de encontrar fora do país.
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