OBRAS DO NOVO PÓLO ESCOLAR À ESPERA DE MELHORES DIAS

Foi em 2011 que a nova Escola Básica e Secundária de Anadia começou a “dar os primeiros passos” na zona desportiva da cidade. A obra, da responsabilidade da Parque Escolar, estava orçada, inicialmente, em 16,3 milhões de euros, e com um prazo de execução de 18 meses. A verdade é que, ainda nesse ano, os trabalhos acabariam por ser suspensos. Uma situação que tem motivado localmente inúmeras manifestações de desagrado, nomeadamente de autarcas.
Uma dessas manifestações mais recentes partiu dos vereadores do Partido Socialista que, aproveitando a reunião do executivo, manifestaram a sua apreensão com a paragem dos trabalhos na futura escola Básica e Secundária de Anadia. Lino Pintado e José Coelho, vereadores socialistas, questionaram o presidente da autarquia sobre o assunto, preocupados com o fim do ano lectivo, sem que a obra esteja terminada.
Os receios dos socialistas são justificados com o estado avançado de degradação apresentado pela actual escola Secundária de Anadia, que desde há muito não reúne as melhores condições. De acordo com os socialistas, a actual escola tem instalações “completamente degradadas”, podendo colocar em risco a comunidade escolar de 700 alunos. Uma análise que é feita depois de uma recente visita que efectuaram ao espaço, onde se depararam com múltiplas infiltrações e humidades, paredes e tectos que ameaçam ruir, fios eléctricos com protecção deficiente, paredes de salas e corredores em estado avançado de degradação, sendo certo que a isto se junta o facto de chover em diversos pontos do equipamento.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt