Este antigo drive-in desativado de uma antiga instituição bancária, transformado em câmara fotográfica pinhole de grandes dimensões, será candidata ao Livro dos Recordes, confirmou ontem ao Diário de Aveiro a vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco. Situada na Av. Lourenço Peixinho, em Aveiro, será a maior câmara do género no mundo.
O processo de inscrição está a ser tratado pela Câmara dirigido ao Guinness Book of the Records. Daqui por dois ou três meses a Câmara terá uma resposta e receberá a visita de peritos que irão verificar a pinhole de Aveiro, ou seja, confirmar se esta máquina fotográfica sem lente, cumpre os critérios para ser aceite e integrar o livro dos recordes.
A ideia surgiu no recente I Encontro de Imagem de Aveiro, realizado entre Maio e Junho, consistindo na transformação do drive-in que servia o antigo Banco Português do Atlântico numa câmara que consegue captar imagens do exterior. As paredes exteriores estão pintadas pela SublimeVilla, como se fosse uma antiga máquina, o interior é negro à excepção de uma das quatro paredes. No interior funciona o princípio da câmara escura de uma máquina fotográfica, com a entrada da luz do exterior por um pequeno orifício, projectando-se na parede oposta. Nesta parede branca, vê-se a projecção da imagem, embora invertida, da Av. Lourenço Peixinho.
Diário de Aveiro |