O Gabinete de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai contar com o apoio da Universidade de Aveiro (UA), na sequência da assinatura de um protocolo entre as duas entidades.
Investigadores e técnicos do Departamento de Geociências da UA vão prestar aconselhamento, apoio técnico e colaborarão na execução de “trabalhos de caracterização geofísica aplicada à arqueologia”.
O levantamento de sítios arqueológicos será uma das áreas de intervenção ao abrigo desta parceria, tendo a autarquia oliveirense realçado, em nota informativa, que as ferramentas ligadas à prospecção geofísica e à geologia urbana são “fundamentais para se intervir sem danificar locais de elevado interesse histórico”.
Os especialistas da UA farão a detecção de estruturas subterrâneas, nomeadamente de condutas, tubagens, cavidades, fundações, muros e pavimentos, e procederão à “caracterização dos sítios a nível antrópico ou natural”.
A produção de “cartografia dos dados e resultados”, ao nível da gestão, arquivo e representação espacial, será o resultado final desse trabalho, que, depois, seguirá para a autarquia em sistemas de informação geográfica.
Diário de Aveiro |