Um movimento lançou nos últimos dias a recolha de apoios a uma “declaração de propositura” de uma lista a apresentar nas eleições autárquicas para a Câmara de Aveiro, liderada pelo actual presidente da autarquia, Élio Maia. O Diário de Aveiro tentou contactar Élio Maia para comentar o seu envolvimento nesta iniciativa, mas não conseguiu obter uma reacção.
Entrando na corrida, Élio Maia baralha as contas dos adversários que terão de enfrentar um candidato com que já não contavam, dado o rompimento da ligação do actual presidente da autarquia aos dois partidos da coligação (PSD e CDS/PP). Sem Élio Maia, a coligação renovou-se, acrescentou o PPM, e optou por avançar com o social-democrata Ribau Esteves, actual presidente da Câmara de Ílhavo. Os outros adversários conhecidos são Eduardo Feio, pelo PS, Nelson Peralta, pelo Bloco de Esquerda e Miguel Viegas pela CDU.
A “declaração de propositura”, que já avançou para conseguir um mínimo de 2.500 assinaturas, é, assim, o sinal de que Élio Maia pretende avançar e tem apoios e, aparentemente, sem partidos. Aliás, como o fez quando concorreu, ao seu último mandato, à presidência da Junta de Freguesia de S. Bernardo.
Diário de Aveiro |