MEALHADA: RAMAL DA PAMPILHOSA ALVO DE ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA

O ramal ferroviário da Pampilhosa está a ser alvo de um estudo de viabilidade económica. Um trabalho da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga (CIM-BM), que pretende dar conhecimento do investimento e alternativas que podem fazer renascer uma linha que, desde 1882, liga as duas localidades.
Na opinião de Luís Leal, vice-presidente da CIM-BM, existem condições para que esse mesmo estudo seja apresentado até ao próximo mês de Julho, “com especial incidência no transporte de mercadorias”, como referiu à agência Lusa.
Foi no sentido de preparar a apresentação deste estudo que, esta semana, a comunidade intermunicipal realizou um encontro onde estiveram presentes as autarquias que a compõem, bem como representantes do porto da Figueira da Foz, Refer – Rede Ferroviária Nacional e um “conjunto importante de exportadores”, desde empresas ligadas à comunidade portuária da Figueira da Foz a outras de Cantanhede, Mealhada e Mortágua.
Os propósitos e linhas orientadoras do estudo serão alvo de deliberação por parte daquele organismo a 12 de Junho, sendo que o documento final “deverá estar concluído um mês e meio mais tarde”, adianta Luís Leal.
Embora sem adiantar quais os volumes esperados de investimento para uma eventual reabertura da circulação no ramal, Luís Leal frisou que o estudo visa dar resposta a duas questões, de índole financeira: quais os montantes necessários para o restabelecimento da linha e para sua manutenção anual.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt