OLIVEIRA DO BAIRRO: AUTARQUIA MANDA DEMOLIR PARTE DA ANTIGA CERÂMICA ROCHA

Foi no final da passada semana que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro deu conta de ter ordenado a demolição de parte da antiga Cerâmica Rocha que, como noticiou o nosso jornal em Abril, ameaçava ruir. Tudo para garantir a segurança, já que o imóvel está situado nas próximidades da artéria que dá acesso à estação de Caminhos-de-Ferro da cidade.
A transformação deste imóvel num Museu de Olaria e Grés da Bairrada chegou a estar prevista num projecto de revitalização. Uma ideia que o centrista Acílio Gala, à altura presidente da autarquia, pretendia concretizar. No entanto, no ano de 2005, quando o social-democrata Mário João Oliveira conquistou a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, as prioridades estabelecidas foram outras, e o projecto ficou na gaveta a aguardar melhores dias. Em vez disso, o actual executivo social-democrata decidiu avançar com o projecto da Casa da Cultura, numa construção de raiz.

Degradação foi avançando
Os anos foram passando e o edifício foi-se degradado a olhos vistos, dizendo-se mesmo que, face ao visível definhamento, a sua recuperação estará irremediavelmente comprometida. Ainda há poucas semanas, uma nova derrocada do que resta do imóvel deitou por terra uma parte considerada de valor no âmbito da arquitectura industrial. Agora, face à degradação apresentada, foi a própria autarquia a tomar a iniciativa de demolir parte do que resta do imóvel.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt