O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) está a “trabalhar para que o sistema de defesa e drenagem do Baixo Vouga Lagunar seja incluído no próximo quadro comunitário de apoio”, assegurou esta semana o PSD/Aveiro.
Em resposta a uma pergunta dirigida pelos deputados sociais-democratas eleitos pelo distrito de Aveiro, a tutela explicou que a intervenção ficou afastada do actual quadro devido à “falta de iniciativa do Governo anterior”.
“O MAMAOT, ciente da importância do Baixo Vouga Lagunar, tem vindo a reafirmar que está a trabalhar para que a concretização do projecto seja possível no âmbito do próximo ciclo de financiamento comunitário”, em vigor entre 2014 e 2020, “indo ao encontro das resoluções aprovadas na Assembleia da República”, referiu a tutela.
No mesmo documento, o Ministério de Assunção Cristas sublinha que os diques da zona têm sido alvo de melhoramentos por parte dos agentes locais, enquanto não é executado o projecto global. “É nesse âmbito que o Estado está a estudar a possibilidade de haver candidaturas por parte dos agentes locais a fundos, sempre dentro dos critérios de elegibilidade que estão a ser estudados, com vista a poderem ser recuperados os diques afectados”, lê-se na resposta ao PSD.
Diário de Aveiro |