OLIVA VAI TER PÓLO DA FUNDAÇÃO RICARDO ESPÍRITO SANTO SILVA

A Fundação Ricardo Espírito Santo Silva vai instalar um pólo de actividade da Oliva Creative Factory, na sequência de um convite da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O protocolo para esta colaboração foi rubricado aquando das comemorações do Dia da Cidade e prevê a instalação, em S. João da Madeira, de um centro de formação daquela entidade.
A delegação norte da Fundação entrará em funcionamento “até Setembro”, oferecendo formação em pinturas decorativas e das artes das madeiras. Posteriormente, avançará com programas de restauro e de conservação.
A “boa empregabilidade” dos cursos a ministrar foi destacada por Ricardo Figueiredo. O presidente da Câmara salientou que estão associados “à garantia de qualidade que é reconhecida à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva”.
Luís Calado, presidente do conselho directivo da instituição, considerou que esta parceria permitirá “melhorar a forma como o país está a proteger o seu património”.
Sobre a criação de uma delegação a Norte, disse que “criará condições para que os técnicos de restauro consigam ter uma preparação mais adequada”.
A história do organismo remonta a 1953, quando o banqueiro e coleccionador Ricardo do Espírito Santo Silva doou ao Estado português o Palácio de Azurara e a colecção de obras de arte que reunira ao longo da vida, na qual se incluía mobiliário do séculos XVI ao XIX, pintura de artistas nacionais e estrangeiros que trabalharam em Portugal no século XVIII, têxteis orientais de encomenda europeia, tapetes de Arraiolos, azulejaria barroca e neoclássica, ourivesaria e faianças.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt