O principal objectivo da quarta edição da “Rota do Bacalhau” será que as suas receitas revertam para o lançamento, “o mais rápido possível”, da primeira pedra do novo edifício da Obra da Criança.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Rotary Clube de Ílhavo, Sérgio Ribau Esteves, na sessão de apresentação desta prova de BTT, que se realizará já no próximo dia 2 e na qual participarão mais de um milhar de atletas oriundos de todo o país.
O dirigente adianta que, nesse mesmo dia, serão dadas a conhecer algumas imagens do futuro edifício, cujo projecto será da responsabilidade do gabinete de arquitectura “ARX”, que participará nesta cadeia solidária praticando um custo simbólico pela sua elaboração.
Neves Vieira, presente nesta sessão não enquanto presidente da Assembleia Municipal, mas em representação da Paróquia de S. Salvador (a que pertence o Património dos Pobres, de que faz parte, por sua vez, a Obra da Criança), revelou que a paróquia é conhecedora das condições em que vivem as crianças albergadas nesta instituição. “São menores oriundos de famílias desreguladas, que foram institucionalizadas via tribunal e nós temos o trabalho de recuperar a sua auto-estima e acompanhá-los nos estudos e na saúde, o que requer um cuidado constante”, explica Neves Vieira, realçando o gesto do Rotary de Ílhavo no apoio que tem prestado à Obra da Criança. “Os resultados das anteriores edições desta prova traduziram-se em evidentes melhorias das suas condições de estadia e acolhimento”, regozija-se, reconhecendo que as actuais condições do edifício são “desajustadas da realidade”.
Diário de Aveiro |