"EUROPA, ÉS TÃO LINDA" FAZ REPENSAR A ACTUALIDADE

O projecto “Europa, és tão linda”, com coordenação e concepção do professor Carlos Fragateiro, está em cena no Estaleiro Teatral da Efémero, hoje, amanhã e depois.
Tal como em Romeu e Julieta de Shakespeare, esta performance conta a história de um amor contrariado entre Melina, uma jovem grega, e Miguel, um jovem português.
Misturando as personagens de Shakespeare com as crises e os discursos que hoje que atravessam a Europa, “queremos com esta história ajudar a Europa a voltar a ser a ilha sossegada, onde cada um de nós possa viver os seus romances de amor”, argumenta Carlos Fragateiro.
É o resultado de um trabalho de experimentação, que reuniu especialistas de diferentes áreas artísticas, com o objectivo de criar uma performance sobre a Europa e a crise profunda que atravessa. Procurou-se, durante todo o processo, perceber e tornar visíveis os diferentes olhares que existem sobre a Europa. Como é que no interior dos diferentes países e culturas se olha e se trabalha na construção desta comunidade! “E fizemo-lo a partir dum olhar português, esse olhar tão especial que esta língua tem de ver e pensar o mundo, aproveitando estudantes Erasmus que estão ou estiveram em diferentes cidades da Europa”. Deste trabalho de laboratório, realizado no Departamento de Comunicação e Arte da UA, resultou um projecto aberto, porque a Europa e o seu destino também estão em aberto, onde é cruzada a trama do Romeu e Julieta de Shakespeare, com a paixão impossível de um português e uma grega.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt