Ao fim de 50 reuniões envolvendo mais de 20 entidades, a revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Ílhavo entrou na fase de discussão pública com um conjunto de propostas que visa, segundo a Câmara, permitir o “desenvolvimento integral, inteligente e inclusivo” do concelho.
A “alteração da rede viária estruturante” é um dos “objectivos específicos” da autarquia. A via de ligação da A17 às zonas industriais das Ervosas e da Margrês/Quinta Nova, a quarta fase da via de cintura poente (Coutada, Medela, Verdemilho) e a requalificação da Estrada Florestal n.º1 contam-se entre as intervenções previstas. O ‘novo’ PDM assume ainda a construção de uma ponte sobre o Canal de Mira, a sul da Gafanha do Carmo, no limite com Vagos, funcionando como acesso alternativo às praias.
O renovado PDM consagra, por outro lado, a ampliação da zona industrial da Mota e o “ordenamento” da área portuária ao nível das suas áreas industrial e logística.
Apesar da actual crise económica e financeira, grandes empreendimentos turísticos não desaparecem da listagem de projectos previstos para o concelho, casos da marina da Barra e da Quinta da Boavista.
Diário de Aveiro |