ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EXERCÍCIO
SÃO O MELHOR MEDICAMENTO

“Os fármacos devem ser sempre a última opção”, defendeu Rita Mendes, que apontou uma alimentação saudável e o exercício físico como os principais auxiliadores de quem pretende manter-se saudável.
Esta médica de família participou no seminário “O Reflexo da crise … medicação e riscos associados”, que foi realizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Contou com a participação de profissionais da área da saúde e pretendeu ser um espaço de debate e de consciencialização, incentivando comportamentos de segurança e desaconselhando a auto-medicação e os efeitos associados.
Rita Mendes ainda acentuou que “o que diferencia um medicamento de um veneno é a sua dose!”, alertando para as dependências relativamente aos fármacos.
Ana Freitas, do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, salientou que os riscos de efeitos adversos “aumentam com a tomada continuada”. Por seu lado, Margarida Carmona, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, alertou para o facto de que “existem medicamentos que tratam, mas que podem ser prejudiciais se não forem bem administrados”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt