CASTELO DE PAIVA CONSTRÓI REDE DE SANEAMENTO “EM ALTA”

Dentro de um ano, o município de Castelo de Paiva terá instalado o seu sistema de saneamento “em alta”, dotado de ETAR’s (estações de tratamento de águas residuais), de estações elevatórias e de dois quilómetros de interceptores.
As obras – já em curso – representam um investimento de 2,9 milhões de euros, suportados por candidaturas a fundos nacionais e europeus, e desenrolam-se no âmbito do sistema multi-municipal de tratamento de efluentes da SIMDOURO, empresa detida pela Águas de Portugal (a 51 por cento) e por sete municípios, entre os quais Castelo de Paiva e Arouca.
“Finalmente!”. Gonçalo Rocha, o presidente da Câmara paivense, expressou, na cerimónia de apresentação do sistema em alta, a sua satisfação pela concretização de um desígnio concelhio que, acentuou, tem uma década enquanto projecto e mais ainda como sonho.
O autarca salientou que a adesão à SIMDOURO permitiu avançar para a implementação de um sistema de recolha e tratamento de esgotos que “é essencial para a qualidade de vida das pessoas”.
Concordando que a obra vai alterar, para melhor e “de forma radical” a vivência dos paivenses, Silva Carvalho, administrador da empresa inter-municipal acrescentou que o investimento em ETAR’s, estações elevatórias e interceptores “é o primeiro passo” de um processo, que, posteriormente, “será alargado a outras zonas” de Castelo de Paiva.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt