As obras de requalificação da Rua João Mendonça, de acesso ao Rossio, no centro de Aveiro, vão ser adiadas para evitar que decorram durante o período de maior afluência turística à cidade.
Segundo Pedro Ferreira, vereador responsável pelo arranjo urbanístico, a autarquia decidiu-se por um “compasso de espera” para não fazer coincidir a empreitada com a “época alta” do turismo.
De acordo com o autarca da coligação PSD/CDS, o concurso público ainda não foi lançado, tendo ficado por anunciar o novo calendário da obra.
A requalificação da rua, que liga a Ponte-Praça ao Rossio, terá implicações na circulação viária na zona, o que preocupa os comerciantes locais.
Já o projecto de reabilitação da Praça do Peixe, nas imediações, irá avançar em Maio, revelou Pedro Ferreira. Quanto às obras do Parque da Sustentabilidade, o vereador tem elevadas expectativas sobre o resultado final deste programa de regeneração urbanística. “No fim vamos orgulhar-nos”, disse.
Os trabalhos têm decorrido a um “ritmo mais lento ou mais rápido” consoante as diversas obras, reconheceu. As condições climatéricas dos últimos meses têm provocado “constrangimentos”, observou.
A intervenção no Alboi, uma das mais polémicas, está perto da conclusão, estando a ser desenvolvido “em várias etapas”. Colocar o pavimento em madeira junto à ria e plantar árvores na principal praça do bairro são duas das últimas acções.
Diário de Aveiro |