Chamar os estudantes a participar no Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Águeda (PLPA), cujo objectivo passa por disponibilizar um concelho mais acessível a todos. É com esta finalidade que a autarquia aguedense acaba de lançar o repto à comunidade estudantil no sentido de elaborar trabalhos alusivos a este tema, e que resultarão numa exposição de rua que se realizará na praça Dr.António Breda, entre 15 e 18 de Maio.
Os trabalhos (desenhos, textos, fotografias, cartazes, entre outros) devem ser entregues até 10 de Maio e a participação é aberta à comunidade escolar a todos os níveis de ensino - desde os jardins-de-infância ao ensino superior -, dado que a iniciativa tem como objectivo “tornar os decisores de amanhã mais conscientes da realidade que os rodeia, abrindo horizontes sobre as dificuldades de quem padece de algum constrangimento, seja permanente ou temporário”.
O Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Águeda é um processo de planeamento urbano, social e comunicacional, com vista a incrementar os níveis de acessibilidade do concelho. Pretende-se contribuir para a construção de um município mais acessível a todos, independentemente das capacidades de cada um, e onde todos podem deslocar-se em segurança e com autonomia acedendo aos equipamentos, serviços e espaços públicos, sem que obstáculos e barreiras restrinjam a qualidade de vida de cada um.
Diário de Aveiro |