“O êxito dá muito trabalho”, avisou ontem Alexandre Soares dos Santos, presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA) e do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins. Ao fim de dois dias de Exit Talks – Conversas sobre Exportação, o empresário encerrou a conferência apelando à “coragem para correr riscos com responsabilidade”. “O risco está sempre de mãos dadas com as oportunidades”, afirmou – embora salvaguardando que “na maior parte das vezes não se acerta à primeira” e sublinhando os perigos de uma “lógica de curto prazo” na gestão das empresas.
Alexandre Soares dos Santos apelou ainda ao empreendedorismo e à internacionalização, enaltecendo o “sentido da aventura e da descoberta”. “É tempo de sairmos de Portugal para tornarmos Portugal maior e mais aberto”, sentenciou. Mas avisou que “a exportação é um exercício de humildade”.
Para o bom funcionamento das empresas, o conhecimento assume um papel central. “É a principal vantagem competitiva”, avaliou. “Não se pode ser empresário ou gerir empresas sem compreender o mundo em que vivemos”.
Diário de Aveiro |