A Câmara de Estarreja aprovou um conjunto de medidas de apoio ao comércio local que poderão beneficiar cerca de 400 comerciantes locais. A suspensão da taxa de renovação da publicidade, a prorrogação do prazo para arrematação de lugares e a atribuição de lugares por sorteio no mercado municipal e na feira de Estarreja foram as propostas apresentadas pelo vereador Diamantino Sabina, aprovadas por unanimidade pelo executivo camarário.
As iniciativas são uma resposta à “grave crise económica e financeira”. “As empresas e o comércio local vivem dias conturbados, sendo-lhes especialmente difícil o suporte de taxas e outros custos suplementares”, explicou o autarca da coligação PSD/CDS.
A autarquia está apostada na “promoção e preservação” do comércio local e da pequena agricultura enquanto “factores de identidade e dinamização socioeconómica do município”, acrescentou Diamantino Sabina, candidato à Câmara nas eleições deste ano.
Por outro lado, a edilidade pretende garantir o “reforço do papel do mercado”, que poderá contribuir para a “regeneração comercial e urbana” do centro da cidade, à boleia da recente qualificação da Praça Francisco Barbosa.
Diário de Aveiro |