No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Escola Adolfo Portela (ESAP) e o Instituto de Educação e Cidadania (Mamarrosa), a escola aguedense acolheu duas actividades que envolveram professores e investigadores do ensino superior, no âmbito da iniciativa que pretende aproximar os estudantes do ensino secundário à investigação científica.
Estas acções decorrem do Curso de Microbiologia, que integra o Projecto Secundário Superior, e foram direccionadas para os alunos de Ciências e Tecnologias (ensino secundário), que, a 3 de Abril, estiveram “À conversa com Cientistas” das Universidades de Aveiro e Coimbra. Durante duas horas, Sónia Ferreira (bióloga especializada na área da microbiologia clínica), Andreia Cruz (bióloga e investigadora), e Rui Soares (médico, professor e investigador) apresentaram o seu percurso de vida aos alunos da ESAP, deixando pistas para aquilo que poderá vir a ser o seu futuro, em termos académicos, e das oportunidades que poderão surgir ao nível da investigação científica. Num tempo em que se vivem dificuldades económicas e de oportunidades de emprego, a mensagem a reter destes jovens cientistas é a de que “continuam a existir oportunidades que se devem agarrar com afinco e determinação”.
No dia 5, Daniel Coutinho, médico especialista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, apresentou uma palestra sobre “Virologia”, também direccionada para os alunos de ciências e tecnologias. Uma conferência que se revestiu de um significado especial, na medida em que Daniel Coutinho foi aluno da Escola Adolfo Portela, sendo, portanto, um “regresso a casa” como médico especialista.
Diário de Aveiro |