AVEIRO: IDEIAS ‘MADE IN’ PORTUGAL PARTEM PARA O MUNDO

O musikki funciona como um motor de busca na área da música que fornece todas as informações numa única página sem ser necessária mais do que uma pesquisa. Uma das diferenças relativamente a outros serviços é que os resultados dessa única procura não resultam em múltiplas ligações a outros ‘sites’. Pelo contrário, num só clique o utilizador agrega numa única página a biografia de artistas, vídeos, fotos, agenda de concertos e discografia, entre outros dados úteis.
Este projecto foi um dos vencedores dos quatro concursos de ideias lançados no âmbito do Aveiro Empreendedor, envolvendo entidades como Câmara, Associação Industrial e Universidade de Aveiro.
Os premiados foram conhecidos ontem: além do musikki, ganham um “programa de imersão” em Silicon Valley, nos Estados Unidos, no total avaliados em 40 mil euros, os projectos Leave Your Mark, Our Brand e STEP.
Silicon Valley celebrizou-se por acolher milhares de empresas tecnológicas, entre elas Google, Facebook ou Yahoo!,
“Aproveitem cada minuto”, aconselhou Paulo Dimas, co-fundador e director-executivo da empresa portuguesa Faces.in. “Todas as companhias vão a Silicon Valley à procura de tecnologia”, disse, assinalando que “é o melhor local do mundo para desenvolver negócios”, embora seja difícil conseguir financiamentos.
Aos quatro concursos de ideias concorreram “projectos muito interessantes” com capacidade para “criar dinamismo e valor económico na região e no país”, declarou Celso Carvalho, director-geral da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.
André Cester Costa, coordenador do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Fundos Estruturais da autarquia aveirense, saudou os que “arriscaram partilhar as suas ideias e projectos” participando nos concursos. Vivemos um tempo em que “cada um tem de inventar os seus próprios empregos”, disse o responsável do Aveiro Empreendedor.
Este projecto municipal, que conta com a colaboração de 26 parceiros, tem actuado em diversas frentes, nomeadamente nas escolas locais. Mais de 50 professores já receberam formação por serem “agentes de mudanças culturais”. “Queremos jovens mais criativos e inovadores e queremos que muito mais empreendedores apareçam na região”, frisou. O?Aveiro Empreendedor “veio para ficar”, prometeu.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt