“Largos milhares” de visitantes são esperados ao longo dos quatro dias da Feira do Mirtilo, que este ano conhece a sua sexta edição e que quer contribuir para a afirmação de Sever do Vouga como a “capital do mirtilo”.
O certame está marcado para os dias 27, 28, 29 e 30 de Junho, no Parque Urbano, em pleno centro da vila. De acordo com os organizadores - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga (AGIM) e Câmara local - o evento “é já uma referência nacional” e conta este ano com algumas novidades, a mais importante das quais o Congresso Nacional do Mirtilo, que se realiza pela primeira vez. Esta iniciativa, agendada para 28 e 29 de Junho, irá trazer a Sever do Vouga especialistas nacionais e internacionais para debater um conjunto de aspectos técnicos relacionados com esta cultura.
Outra novidade será a introdução de expositores técnicos no recinto do evento. Trata-se de um espaço dedicado a todos quantos estejam directamente ligados à produção e comercialização de mirtilo, onde poderão ficar a par das mais recentes novidades acerca deste fruto.
Este ano, os visitantes da feira terão a possibilidade de serem eles próprios a colher a baga em vários pomares do concelho, podendo, no final, adquirir o fruto que colheram. Na programação do certame figura ainda a realização de um concurso gastronómico destinado aos expositores presentes, que poderão apresentar um produto da sua autoria que inclua obrigatoriamente o mirtilo como um dos ingredientes.
Diário de Aveiro |