REGIÃO: “MAIOR INVESTIMENTO DE SEMPRE” NA PROTECÇÃO DA COSTA COM EFEITOS EM AVEIRO

Cento e seis milhões de euros: é este o montante que irá ser aplicado na defesa do litoral português, incluindo na região de Aveiro, uma das mais fustigadas pela erosão costeira. O secretário de Estado Almeida Henriques anunciou em Aveiro o lançamento do “maior investimento de sempre na protecção da orla costeira”, que contará com um apoio comunitário de 79 milhões. Especificamente para a Ria de Aveiro estão destinados 23 milhões, dos quais 16,9 milhões comparticipados pela Europa.
“Sei da importância estratégica que o mar e a frente costeira representa para as apostas do presente e do futuro desta região, que tem liderado iniciativas nesta política. O mar é um grande recurso ambiental e económico, turístico e de desenvolvimento científico, para o qual só muito recentemente começámos a olhar”, disse o governante.
O secretário de Estado diz que com o QREN foram dados “passos importantes, mas um pouco modestos” para o aproveitamento deste “verdadeiro manancial de oportunidades”. “Tivemos, todavia, a sensibilidade de reforçar esta aposta no quadro da reprogramação estratégica do QREN, aprovada em Novembro de 2012”, notou.
No total do país estão previstos dez projectos em todas as regiões do litoral. Será, de acordo com o governante, “um marco histórico na protecção da costa portuguesa” e um contributo para “transformar radicalmente as condições da sua valorização ambiental e turística”.
Esta “mega-operação de defesa e valorização da costa marítima” irá merecer uma cerimónia pública de assinatura de contratos, no próximo dia 27.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt