A “Suldouro” vai investir cinco milhões de euros no município de Santa Maria da Feira, com especial incidência em Canedo, como compensação pela instalação nesta freguesia do seu novo aterro sanitário.
“Encontram-se registado na contabilidade cinco milhões de euros de investimentos a protocolar com o município, no quadro de medidas de compensação decorrentes da instalação do novo aterro”, estipula o protocolo rubricado pela Suldouro e pela Câmara, que apenas aguarda o ‘ok’ do Ministério do Ambiente para se tornar efectivo.
A construção de uma piscina, a colocação de relva sintética em dois campos de futebol, a aquisição de viaturas e de equipamento no valor de 130 mil euros, o investimento de 150 mil euros na requalificação da sede da Junta e obras na Unidade de Saúde, no valor de 10 mil euros, são as principais compensações a receber por Canedo.
Estão, ainda, previstas uma obra no Parque de Nossa Senhora da Piedade, a requalificação das margens do Rio Inha e intervenção, com repavimentação, em ruas e parques, no valor de 170 mil euros.
Os canedenses vão, também, beneficiar de isenções em termos da “taxa de resíduos sólidos”: isenção total, no caso dos prédios situados a menos de 1.200 metros do aterro em construção, e de 50 por cento para todos os outros.
O protocolo prevê, ainda, intervenções em outros pontos do concelho, entre as quais obras no Museu dos Lóios, no valor de 170 mil euros e a edificação de jardins-de-infância em Sanguedo e no Vale, com investimentos de 130 mil e de 217 mil euros, respectivamente.
Diário de Aveiro |