ESTARREJA: PISTA RENOVADA PÕE CONCELHO NO MAPA DO BMX

A pista de BMX de Estarreja, localizada na Urbanização da Póvoa de Baixo, foi reactivada para poder receber eventos regionais e nacionais mas também para “reanimar a modalidade” no concelho.
Após alguns anos desactivada, um grupo de moradores e outros interessados na modalidade uniram-se para dar uma nova vida à pista. A Câmara contribuiu com 7.500 euros para as obras, uma vez que se trata da pista de BMX “mais a norte do país”, sendo vista, por isso, como um “elemento diferenciador” do município, explicou o vereador do desporto, Abílio Silveira.
O equipamento desportivo foi construído pela edilidade em 2001, implicando um investimento de 40 mil euros, mas na altura não foi estabelecido qualquer protocolo de manutenção. “Apesar de alguma dinâmica inicial, a pista acabou por ficar votada ao abandono”, reconhece a autarquia.
Agora, a Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo (AMUPB) fica responsável pela manutenção do espaço, garantido também, numa parceria de três anos com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a sua utilização através da realização de competições de BMX. A FPC comprometeu-se a trazer para Estarreja algumas provas da modalidade, estando ainda acordada a presença dos atletas da selecção nacional em estágios, até pela proximidade com a pista ao Centro de Alto Rendimento de Anadia.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt