A antiga Estrada Nacional 109, agora pertencente à rede viária municipal, vai ganhar uma nova rotunda em Cacia. O objectivo, de acordo com informações prestadas pela Câmara de Aveiro, é “criar uma nova e qualificada acessibilidade ao centro de Cacia, melhorando a circulação viária na 109”.
Casimiro Calafate, presidente da Junta de Freguesia local, diz que a rotunda “faz falta” para facilitar o acesso quer à zona central da povoação quer à Quinta do Loureiro ou a Taboeira. Actualmente, o tráfego da antiga Estrada Nacional, que recebeu muitos veículos fugidos das ex-SCUT (onde agora são cobradas portagens), dificulta a saída para outras vias perpendiculares. “Há momentos em que é preciso esperar 30 ou 40 minutos para se conseguir virar para outras ruas”, adverte, em declarações ao Diário de Aveiro. Para o autarca, hoje só é possível sair da 109 “em segurança” nos semáforos existentes junto ao Restaurante João Padeiro.
A futura rotunda, a construir pela Câmara, vai nascer no cruzamento entre a Rua do Padrão e a Rua José Estêvão. A partir da rotunda vai ainda ser construído um novo arruamento, que seguirá em direcção à Rua dos Bombeiros da Celulose, junto à fábrica da Portucel.
Diário de Aveiro |