O Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, é um dos 37 finalistas do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, uma iniciativa que este ano conhece a sua edição de estreia para “distinguir as iniciativas de intervenção urbana de maior valia para a sociedade”. O equipamento cultural de Albergaria, único representante do distrito de Aveiro, concorre na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social, a par com outros quatro candidatos. Esta categoria destina-se “a todas as intervenções com impacto social, nomeadamente equipamentos sociais, intervenção em bairros ou intervenções que induzam um benefício social evidente”, explica a Vida Imobiliária, publicação responsável pela iniciativa.
Os 37 trabalhos finalistas, divididos por cinco categorias, serão avaliados por um júri constituído pelo empresário André Jordan, o arquitecto Gonçalo Byrne, António Tomás Correia, presidente do Montepio Geral, Luís Lima, presidente da Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária, e Augusto Mateus, economista e antigo ministro da Economia. Os prémios serão entregues em Abril, no Porto.
Rui Rosmaninho foi o arquitecto responsável pelo “desafio da reabilitação de um espaço cultural com mais de 60 anos”, refere a Vida Imobiliária.
Diário de Aveiro |