NO FIM-DE-SEMANA, GRETUA APRESENTA “OS AVÔS”

O espectáculo “Os avôs” volta a cena, agora em Aveiro, nos próximos dias 23 e 24, às 21.30 horas, no Espaço GrETUA, na Universidade de Aveiro. “Os avôs” integrou no ano passado o projeto PANOS, da Culturgest, para teatro juvenil e já foi apresentado no Cineteatro Alba, Albergaria-a-Velha, entre outros palcos nacionais.
Com o título do original, “The Grandfathers”, é uma peça de Rory Mullarkey. “Os Avôs” misturam texto, interpretação, movimento e um intenso trabalho físico, num palco quase vazio, para contar a história de alguns recrutas, num qualquer país do mundo e numa qualquer guerra.
Tanto em Portugal (recentemente) como no Reino Unido (há 50 anos) acabou o serviço militar obrigatório, mas continua a haver adolescentes por todo o mundo a serem mobilizados para as forças armadas. “Os Avôs”, de Rory Mullarkey (com tradução de Ana Mendes) acompanha jovens recrutas no treino que os transforma em máquinas de guerra: os momentos em que tiveram de ser capazes de apunhalar um saco de areia, em que tiveram de reagir à incursão de um pássaro ferido no seu território e em que aprenderam a ignorar o escuro. Neste campo de treinos, um grupo de adolescentes aprende a esquecer a palavra “pessoal” e a perder a sua identidade, para serem moldados de forma a funcionarem como guerreiros. Passam por 547 dias de treino e pela perda de um companheiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt