AVEIRO: NOVO FÔLEGO DO TEATRO AVEIRENSE FOI ONTEM APRESENTADO À POPULAÇÃO

A apresentação da temporada de 2013 do Teatro Aveirense (TA), ontem ao fim da tarde com a presença de Élio Maia, líder do município, foi rica em frases que dariam bons títulos de jornal. A autarquia, proprietária do espaço, fala num “novo tempo no Teatro Aveirense” e afiança que “a cultura apetece em Aveiro”.
A frase que dá título a esta notícia foi inspirada, porém, em Rui Madeira, director do Teatro Circo de Braga, parceiro do TA, que realçou o “segundo fôlego” da principal sala de espectáculos do concelho.
Para este ano, a Câmara promete “música, dança, teatro”, promete “serviço educativo”, promete “envolvência com a comunidade”. Promete, em resumo, “uma programação de qualidade e variada” capaz de garantir o “regresso do TA ao circuito do grande público e das digressões internacionais” e de o afirmar no “panorama nacional”.
A apresentação do cartaz de 2013 mereceu uma cerimónia com pompa e circunstância, onde não faltou uma passadeira vermelha à entrada do edifício. “É um dia de festa”, congratulou-se a vereadora da cultura, Maria da Luz Nolasco.
À sessão, que decorreu no palco e na plateia do recinto, associaram-se várias associações parceiras do TA, como o Teatro Circo de Braga, o Cine-Teatro Constantino Nery, de Matosinhos, ou a Companhia de Teatro de Almada. Estas “redes culturais” são uma aposta importante para o funcionamento da instituição cultural aveirense, assinalou Maria da Luz Nolasco.
Os fundos comunitários são os “alicerces” do financiamento do programa, assumiu a autarca da coligação PSD/CDS, que pediu ao público que não vire as costas ao TA, acenando com uma “temporada de excelência”. “É uma programação de excelência”, concordou Artur Côrte-Real, representante da Direcção Regional de Cultura do Centro.
Élio Maia fechou a cerimónia. “Esta é a primeira vez que o TA apresenta a sua programação para o ano inteiro. Isso significa muito - significa preparação, trabalho, dedicação, profissionalismo”.
O líder do município elogiou o “ecletismo e qualidade” da agenda de eventos, confiando que 2013 sirva para “reforçar a ideia de cidadania e de serviço público”.
A programação tem já o dedo do programador artístico Pedro Fernandes e da AveiroExpo, empresa gestora do Parque de Exposições de Aveiro - o director-executivo desta entidade, Diogo Machado, foi, de resto, foi muito elogiado durante a sessão.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt