O “Festival da Lampreia e do Sável 2013” foi apresentado ontem em conferência de imprensa, em Sever o Vouga, antecedendo o início de seis eventos gastronómicos que se realizam a partir de hoje na Figueira da Foz. Nesta cidade, até ao próximo domingo, decorre o “Festival do Sável e Lampreia”, antes de começar o “XVI Festival da Lampreia”, de Penacova, entre os dias 22 e 24 deste mês, o “11.o Festival do Arroz e da Lampreia” de Montemor-o-Velho, que começa no primeiro dia de Março e termina no dia 10, e a “XIII Rota da Lampreia e da Vitela” entre os dias 9 e 17, em Sever do Vouga. Na Murtosa, a 16 de Março, realiza-se o “XVI Festival Gastronómico da Lampreia da Ria” da Ribeira de Pardelhas, e no dia 20 de Abril a “VI Festa do Sável e da Lampreia da Ria"”
Num cartaz, a Turismo Centro de Portugal (TCP) junta vários eventos em diferentes municípios para “coordenar a oferta e colocar no mercado um produto estruturado, dinamizador de fluxos de visita, numa época de menor pernoita turística”.
As especialidades gastronómicas encontram-se em 53 restaurantes e os que as procuram também são convidados a conhecer diferentes aspectos de cada zona, como outros pratos tradicionais, a doçaria tradicional e o património histórico. No caso de Montemor, a sobremesa é gratuita, assim como a água servida à mesa.
Para o presidente da TCP, Pedro Machado, os eventos “puxam pelo valor” dos produtos turísticos que têm aquelas espécies em comum, aproximando os locais onde se realizam os certames, no litoral e interior. “O território pode ser aproximado, não estar dividido” e os produtos turísticos que o cartaz oferece promovem o turismo, definido por Pedro Machado como um “motor da criação de riqueza para todos”.
Diário de Aveiro |