PLÁTANOS VÃO SER ABATIDOS

Os plátanos do largo da Feira dos Onze, na cidade de Oliveira de Azeméis, vão ser abatidos. Estas árvores de grande porte foram consideradas um risco para os alunos, docentes e funcionários da EB1 localizada na sua envolvência, bem assim como para todos os que frequentam as instituições aí situadas: Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis, Ludoteca e valências da Comissão de Melhoramentos de Azeméis.
“O nosso parecer aponta para o abate total das árvores e para a proibição de estacionamento no largo”, sublinhou Pedro Quaresma, técnico da Associação Florestal (AF) do Entre Douro e Vouga (EDV), entidade chamada a estudar o caso pela câmara municipal oliveirense.
Este engenheiro florestal explicou que são muitos os plátanos doentes, nomeadamente com os troncos apodrecidos por dentro, e também referiu que os ramos têm crescido muito e desordenadamente.
“Têm-se aguentado pelo conjunto”, precisou, referindo-se ao enleamento das árvores, assim mantidas num equilíbrio dito precário. Ainda acrescentou que o facto de o espaço servir, de há muito, como parque de estacionamento, o que “compactou demasiado o solo”, também em nada contribuiu para a saúde das espécies arbóreas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt