“Incêndio no piso três do Hotel Meliá Ria, no quarto 305, com dois hóspedes encurralados no interior. Existe fumo no piso dois e desconhece-se o número total de vítimas”. O alerta chegou ontem, às 15 horas, à central telefónica dos Bombeiros Velhos de Aveiro. Contudo, não há motivo para alarme, porque a situação aparentemente grave, afinal de contas, não passou de um simulacro promovido pela corporação que comemora o 131.o aniversário.
24 bombeiros e seis viaturas
Apesar de se tratar de um exercício de simulação, as operações decorreram com o habitual frenesim, com a intervenção de uma equipa de 24 bombeiros e seis viaturas: o VP-37, veículo com autoescada para acesso a locais elevados; o VUCI-05, veículo urbano de combate a incêndios; o VTTU-03, veículo tanque táctico urbano; o VECI-08, veículo especial de combate a incêndios; e duas ambulâncias.
Chegada ao local de intervenção, a equipa de bombeiros, tal como explicou o comandante Carlos Pires, começou por montar a linha de mangueiras no interior da unidade hoteleira, realizando, entretanto, a busca e salvamento das vítimas (duas encurraladas no quarto e outras duas desaparecidas), procedendo depois ao resgate e transporte das mesmas até ao hospital.
Diário de Aveiro |