Onde dantes se vendiam tapetes vendem-se livros a partir de hoje. Na Livros e Companhia os clientes podem encontrar o espólio da antiga Livraria Liceu, que foi até há pouco tempo a mais antiga livraria em actividade em Aveiro.
O novo espaço comercial, na Avenida de Santa Joana, junto à Sé, no centro da cidade, é um exemplo de resistência à crise. “Existe medo de arriscar, mas nós decidimos avançar”, conta Eliana Santos, de 38 anos, ao Diário de Aveiro. O primeiro passo, em Agosto, foi comprar o recheio da Liceu em hasta pública, constituído por centenas de volumes. Numa primeira fase, os livros estiveram à venda na antiga livraria, a preços de saldo. A partir de hoje, o negócio muda para uma loja vizinha, onde até Dezembro se comercializavam carpetes.
Num espaço beneficiado com obras de requalificação será possível encontrar muito mais do que os livros que dantes enchiam as prateleiras da Liceu. Além de pechinchas a partir de um euro e meio, Eliana e o marido, sócios neste projecto, prometem que as novidades editoriais estarão igualmente à disposição dos clientes, assim como material escolar ou jornais e revistas.
Projectos não faltam para a Livros e Companhia, desde sessões de autógrafos a sessões de leitura para os mais novos. “Queremos que seja um espaço familiar e acolhedor, onde se criem laços com os clientes”, diz Eliana, anunciando a criação de um cartão de descontos para o público da livraria.
A nova loja, que permanecerá aberta à hora de almoço, vai empregar duas funcionárias, uma a meio tempo e outra que transita da Liceu. “É o nosso pequeno contributo para o emprego”, diz Eliana, enfermeira de profissão. “Eu adoro ler. E quando soubemos da situação, decidimos aventurar-nos”.
Diário de Aveiro |