Animais gravemente feridos, um rasto de destruição e muita mágoa, para os defensores dos animais, foi o que ficou após o assalto mais recente às instalações da Associação de Felinos e Cães Todos Unidos (AFECTU), em Taboeira, concelho de Aveiro.
O cenário encontrado na manhã de ontem, pelos voluntários, foi dantesco. Para além de os ladrões terem agredido os animais com tijolos, pedras e vassouras, ainda abriram as portas de todas as boxes, o que despoletou lutas entre os cães, que se tornaram agressivos.
Os estragos provocados pelo mau tempo ainda dão bastante trabalho aos voluntários, mas, agora, surgem novos contratempos.
Durante a madrugada, desconhecidos arrombaram a porta principal do espaço, destruíram as instalações sanitárias e furtaram ferramentas, quilos de ração e medicamentos destinados ao tratamento dos animais.
Duas cadelas e um cão foram, também, furtados e um deles ainda estava por encontrar ao final da tarde de ontem. Um dos canídeos foi descoberto nas imediações, com sinais de agressão violenta, pelo que necessitou de ser tratado por um veterinário.
Os voluntários ficaram desolados com o sucedido. “É uma maldade muito grande, fazerem isto aos animais”, referiu o responsável da associação, Manuel Santos. “Não temos subsídios e sobrevivemos à custa do que nos é oferecido pela população e, muitas vezes somos nós que temos de arcar com as despesas”, acrescenta. Só no ano passado, foram gastos cerca de sete mil euros em veterinários.
Diário de Aveiro |