Entrou em vigor, na passada terça-feira, o contrato de prestação de serviços que a empresa de saúde “Morcare” rubricou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, visando garantir serviços médicos no Centro de Saúde de Arouca e no seu Serviço de Urgência Básica (SUB). “O contrato tem a duração de um ano, garantindo uma prestação de serviço de 336 horas semanais”, referiu ao Diário de Aveiro Antonino Leite, do Gabinete de Comunicação da ARS.
Entretanto, o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) informou que “será integrada no SUB de Arouca uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV)”. Esta decisão surge na sequência de um despacho governamental que obriga a afectação de uma viatura deste tipo a todas as localidades que contem com um serviço de urgência básica.
O gabinete de comunicação da entidade adiantou que, “no momento, o INEM está a ministrar a formação necessária a três enfermeiros deste serviço de urgência, para que estejam aptos a tripular o meio de emergência e a prestar os cuidados necessários”.
Note-se, contudo, que ainda não há data para a entrada ao serviço da SIV, pendente, segundo o instituto, “da conclusão da referida formação e de um conjunto de outros factores que não são inteiramente controláveis nesta data”.
Diário de Aveiro |