CIRA E ILHA DO PRÍNCIPE ESTABELECEM COOPERAÇÃO NO SECTOR DAS PESCAS

O Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro e o Governo Regional da Ilha do Príncipe assinaram ontem um protocolo de cooperação na área das pescas, de valorização das comunidades piscatórias.
O acordo, assinado na Ilha do Príncipe pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, e pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, prevê um conjunto de acções, como a estruturação de circuitos de armazenagem, incluindo a rede de frio, e de comercialização de pescado no Príncipe.
Durante o ano de 2013, nos termos do protocolo, deverá também ser feito o diagnóstico económico e social das necessidades das comunidades piscatórias da Ilha do Príncipe.
Uma das áreas de cooperação previstas é a da formação profissional, quer básica, quer superior, envolvendo instituições com competências reconhecidas nas duas regiões signatárias.
O convénio contempla igualmente o apoio e acompanhamento a empresas portuguesas ou mistas no sector da pesca e do mar, questão de especial relevo para a região de Aveiro, onde está matriculada a totalidade dos navios que compõem atualmente a frota nacional de pesca longínqua e onde se concentra a indústria de transformação de pescado portuguesa.
Para a execução do protocolo ontem celebrado será criada uma estrutura institucional bilateral, a quem vai caber a definição dos métodos de trabalho, acções comuns e a promoção da parceria, sendo as ações monitorizadas através da produção de relatórios semestrais.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt