Os deputados do PS eleitos pelos círculos eleitorais de Aveiro, Coimbra e Leiria apresentaram um Projecto de Resolução que “recomenda ao Governo um conjunto de orientações com o intuito de valorizar a Arte Xávega”, sendo uma das primeiras subscritoras a deputada Rosa Maria Albernaz, eleita pelo círculo de Aveiro. Na próxima terça-feira, terá lugar uma reunião com a Câmara Municipal de Mira para abordar esta matéria.
O Projecto de Resolução, segundo explica o PS, surge na sequência dos diversos problemas que têm vindo a ser detectados relativamente a restrições na prática da arte xávega. “Como se sabe, a arte xávega foi já praticada em quase toda a costa portuguesa, embora se restrinja hoje à faixa compreendida entre Espinho e Sesimbra, atentas as inúmeras dificuldades com que se depara”, notam os socialistas em comunicado, recordando que “o PS, em Aveiro, e os seus deputados da Assembleia da República têm acompanhado com preocupação os problemas com que se têm deparado as companhas da arte xávega”.
Ao longo dos últimos tempos, os elementos do PS reuniram com elementos das companhas, bem como com as autarquias, e é desse trabalho que resulta o Projecto de Resolução agora apresentado. O documento sugere ao Governo que “avalie a possibilidade de criar um sistema de monitorização de recursos de pesca (nomeadamente do carapau e da cavala), com o intuito de definir as reais e mais avisadas oportunidades de pesca para a pesca com arte xávega”.
Diário de Aveiro |