Uma alvorada com largada de fogo, logo às 9 horas da manhã, assinala o começo das festas de São Gonçalinho, amanhã. “Vamos ter uma festa com alma de Aveiro”, promete Fernando Catarino, actual juiz da Mordomia de São Gonçalinho. Durante cinco dias - até segunda-feira -, o bairro da beira-mar volta a celebrar o seu santo padroeiro, com momentos de intensa religiosidade e tradição mas também de muita folia e diversão.
O programa de animação inclui os Deolinda (sábado, 22 horas), com seis discos de platina no currículo graças aos álbuns “Canção ao Lado” e “Dois Selos e Um Carimbo”. Tuna Feminina e Tuna Universitária de Aveiro, Coelho Radioactivo e Os Plutónio, Quarteto de Bolso, Duo Latino, Rui Pedro e Micaela, Emmy Curl e Cartola’s Band completam a agenda musical das festividades (ver caixa). O cartaz de artistas é composto na sua quase totalidade por talentos locais e até o grupo mais consagrado, Deolinda, tem um elemento natural da cidade.
Também a empresa contratada para produzir as festas, Elemento, é de Aveiro, tal como o artista, Jorge Trindade, que desenhou as fitas com o lema “Amigo de São Gonçalinho”, que estão a ser oferecidas pelos mordomos aos beneméritos que ajudam financeiramente a Mordomia.
Apesar de o orçamento ter emagrecido “substancialmente” em relação a edições anteriores, as celebrações não irão defraudar as expectativas, acredita a Mordomia de São Gonçalinho. A “qualidade da festa” não será comprometida, assegura Fernando Catarino ao Diário de Aveiro.
Diário de Aveiro |