OVAR: PINTURAS DAS CAPELAS DOS PASSOS PRECISAM DE RESTAURO

As cinco Capelas dos Passos, a que se juntam a Capela do Calvário e a Capela do Pretório (esta no interior da Igreja Matriz), constituem uma referência arquitectónica, cultural e religiosa da cidade de Ovar, com características únicas no país. Situada junto ao Palácio da Justiça, e muito próximo dos Paços do Concelho, fica a Capela do Horto, também designada por Capela do Senhor Caído por Terra. Neste pequeno templo são nitidamente visíveis os efeitos nocivos da humidade que afectam sobretudo as pinturas interiores, havendo mesmo algumas que praticamente já desapareceram, enquanto outras ainda podem ser recuperados desde que se intervenha a tempo, não só no que se refere ao seu restauro propriamente dito, mas também na redução dos efeitos nocivos da humidade.
Para além da Capela do Passo do Horto, as restantes quatro Capelas dos Passos são: Capela do Passo do Encontro, Capela do Passo do Cireneu, Capela do Passo da Verónica e Capela do Passo das Filhas de Jerusalém. O conjunto dos “Passos” é completado pela Capela do Pretório, situada no interior da Igreja Matriz, e pela Capela do Calvário.
Concluídas em meados do século XVIII, as cinco Capelas dos Passos são grandes nichos, dispersos na zona histórica da cidade de Ovar. A nível exterior, o mais relevante são os respectivos portais, em cantaria artisticamente lavrada, com grandes portas de madeira trabalhada. No interior, o realce vai para os retábulos em talha dourada e as pinturas que revestem os tectos e parte das paredes.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt