AVEIRO: ESTUDO DO IPAM CONFIRMA QUEBRA NO CONSUMO E PRENDAS DE NATAL MAIS SELETIVAS.

O IPAM estudou os hábitos de consumo na região de Aveiro durante a quadra natalícia. Realizado entre 10 e 15 de dezembro, com base em 339 inquéritos válidos, o estudo revela o valor que os aveirenses vão gastar em compras neste Natal, em que produtos vão cortar nesta quadra e os presentes que os inquiridos tencionam oferecer a crianças, adolescentes e adultos.

Sabe-se que durante este Natal, os habitantes de Aveiro vão gastar, em média, 235,89 euros em compras. Este valor é 12 por cento mais baixo do que na região do Grande Porto onde, de acordo com o estudo aí realizado pelo IPAM, o gasto médio será de 268,50 euros por pessoa.

Cerca de 85% dos inquiridos referem que irão efetuar cortes nos presentes para adultos, seguidos de cortes na compra de ornamentações de Natal (43,6%). Apenas um em cada quatro aveirenses (24,0%) deverão efetuar cortes nos presentes para crianças.

No estudo 67% dos inquiridos afirma que irá gastar em 2012 um valor inferior em compras de natal do que o gasto em 2011. Apenas 7 por cento dos inquiridos referem que irão aumentar os seus gastos e 4 em cada cinco inquiridos (78,3%) assume que vai oferecer as suas prendas de natal às crianças familiares. Apenas 27,7 por cento pondera oferecer presentes aos amigos.

Os brinquedos são o tipo de presente que os inquiridos mais vão oferecer às crianças. Roupa e sapatos são os produtos mais oferecidos a adolescentes e adultos.

Finalmente, 83 por cento dos inquiridos refere que realiza as compras durante o mês de dezembro e 18,3% confessa que fará compras de Natal após o período natalício (durante os saldos).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt