ALBERGARIA: MUNICÍPIO DIZ QUE ATRIBUIÇÃO DE RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO ESTÁ CONTROLADA.

O Núcleo Local de Inserção de Albergaria-a-Velha apresentou dados sobre o RSI na última reunião do Conselho Local de Inserção Social. Adianta que deram entrada, em 2012, 148 processos para a atribuição do Rendimento Social de Inserção, sendo que, até ao final do ano, existiam 183 processos ativos, que abrangem 499 indivíduos.

Estes dados representam 1,98% da população, o que na leitura da autarquia “significa que Albergaria-a-Velha não é um concelho que vive uma situação de emergência social tendo em conta a situação económica do País”.

Dos 148 processos que deram entrada, só 77 reuniram as condições necessárias para serem deferidos. Ao longo do ano foram cessados 72 processos “por incumprimento do contrato de inserção por parte do beneficiário”, outros “devido à alteração do regime jurídico, que instituiu regras mais apertadas para este apoio social” e, noutros casos, “o beneficiário conseguiu melhorar as suas condições de vida, não necessitando mais desta contribuição do Estado”.

A maioria dos beneficiários é do sexo feminino e faz parte de uma família nuclear com filhos (36%). Em termos de faixa etária, 28% dos beneficiários têm entre 6 e 18 anos, o que significa que os apoios sociais estão a chegar a uma faixa etária muito vulnerável e com menos capacidade para lidar, de forma autónoma, com as dificuldades económicas que surgem.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt