AVEIRO: PRÉMIO JOÃO BRANCO PARA PROJETO QUE AVALIA EFEITOS DO DESIGN NOS NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA.

O projeto “De.:SID: Design como recurso estratégico empresarial: estudo dos impactos do Design", coordenado por de Luís Romão, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, venceu o Prémio João Branco, promovido pela Universidade de Aveiro e pela família do falecido professor que deu nome ao Prémio.

O projeto vencedor pretende desenvolver um modelo de avaliação dos efeitos do design nos negócios da indústria transformadora e dispõe de uma equipa multidisciplinar de 11 investigadores, composta por economistas, gestores, engenheiros e designers. Entre outros objetivos, estão ainda a identificação das relações causais entre design e impactos económicos, bem como o desenvolvimento de metodologias que promovam a adequação estratégica entre design e o tecido empresarial.

O júri decidiu ainda distinguir com uma Menção Especial o livro “Ser Designer”, de Armando Vilas-Boas, professor do Instituto de Arte, Design e Empresa pelo seu contributo para a divulgação do design como disciplina de investigação.

A distinção será entregue durante a cerimónia do 39º aniversário da UA, a 17 de dezembro, no auditório da Reitoria, a partir das 15h00.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt