A Comissão de Utentes contra as Portagens na A17 e A29 promete que apesar da garantia do Governo em portajar as SCUT a partir do dia 1 de Julho, vão continuar a lutar para que isso não aconteça. Miguel Bento diz que a população se sente triste e enganada por promessas eleitorais que afinal não foram cumpridas: “Ainda não temos data marcada, mas já está decidido que iremos fazer mais uma iniciativa para denunciar toda esta situação. A maioria dos cidadãos do distrito de Aveiro sentem-se enganados por um Governo que prometeu que não iria portajar as SCUT e que está a falhar com aquilo que prometeu”.
A Comissão mostra-se, ainda, revoltada por o Governo justificar a introdução de portagens com os elevados custos de manutenção que aquelas vias implicam. Miguel Bento diz que essa manutenção deveria ser feita com os milhões de euros arrecadados no Imposto Automóvel: “Não é com a introdução de portagens que o Governo vai resolver o que quer que seja. Dizem que as SCUT têm custos avultados para as finanças públicas, mas só no Imposto Automóvel o Governo arrecada por ano cerca de quatro mil milhões de euros. Esse dinheiro podia e devia ser usado na manutenção destas e das outras vias”.
A Comissão de Utentes da A17 e A29 que promete continua r alutar para impedir a introdução de portagens naquelas vias. Diário de Aveiro |