O Santa Maria Manuel deverá dar entrada no porto de Aveiro, no próximo domingo, às 15h30, concluindo a viagem de regresso a Portugal depois de alguns meses nos estaleiros em Marin na Galiza. Trata-se de uma viagem técnica agora que está concluída a renovação do antigo lugre bacalhoeiro abatido em 1993 num processo que manteve apenas o caso. O momento está a ser vivido intensamente por todos quantos seguiram o processo de recuperação. Depois da chegada, admite-se que na semana seguinte seja promovida uma cerimónia de inauguração.
O Santa Maria Manuela já cumpriu as provas finais na Galiza e está preparado para o regresso ao porto de Aveiro. Segundo nota do blog “santamariamanuela” que publicou a história da recuperação passo-a-passo, a honra da marcação do posicionamento da placa com a história construtiva do navio coube ao comandante António São Marcos.
O navio foi construído nos estaleiros da Companhia União Fabril, em Lisboa, durante o ano 1937 para a Empresa de Pesca de Viana. Realizou dezenas de campanhas de pesca do bacalhau na Terra Nova e Groenlândia. Foi adquirido pela empresa Pascoal & Filhos, em 2007, que, recentemente adquiriu também o Argus, e é o primeiro a ter o processo de reconstrução concluído perspectivando-se a utilização na promoção da cultura científica, educação, ambiente, diplomacia, cultura, turismo, lazer e promoção económica.
O irmão gémeo do Creoula, navio de treino de mar ao serviço da Marinha Portuguesa, passou ano e meio em limpeza e reparação nos estaleiros da Navalria.
Depois foi rebocado para o estaleiro Factoria Naval de Marin, por iniciativa da empresa Pascoal & Filhos que assumiu a recuperação.
Com 62,83 metros de comprimento e dotado originalmente de quatro mastros, que agora readquiriu, o navio tem o casco típico dos tradicionais lugres à vela da primeira metade do século XX, utilizados na pesca do bacalhau.
Foto: santamariamanuela.blogspotDiário de Aveiro |