PRIMEIRAS PROVAS DO PMATE COM RESULTADOS POSITIVOS NA UA (VÍDEO).
Os organizadores do projecto Matemática Ensino (PmatE) estão surpreendidos com a adesão ao concurso deste ano com o mote “Operação Pega-Monstro”. A novidade maior é o número de alunos. Mais de 22 mil pessoas vão passar pelo campus ao longo de três dias. É o mesmo do ano passado. Mas a fazer as provas o número aumentou. Há alunos que vão a várias provas. “É um grande número de provas na tenda”, afirmava Batel Anjo no final da primeira manhã da competição que congrega áreas do conhecimento como a Matemática, Biologia, Geologia, Física, Química e Português.
Para os estudantes que passaram pela academia este foi um dia de aparente tranquilidade mas admitem que algumas provas não correram bem. “Vínhamos sem pressão, na desportiva, mas estávamos à espera de melhor porque ficámos um pouco nervosos. A matéria era relativamente fácil mas nem sempre as coisas correm como queremos”, diziam os alunos ouvidos pelo repórter Fernando Martins.
Os alunos aproveitam para conhecer a Universidade de Aveiro. As competições no campus universitário são uma oportunidade para descobrir a academia. “Não conhecíamos mas gostei. Isto parece uma cidade. Cá dentro é outro mundo. É interessante. Em Portugal está complicado. Há falta de empreendedorismo. É preciso ter oportunidades. Vamos ver que futuro”, confessavam os alunos preocupados em lutar no futuro por emprego.
Hoje as provas foram dirigidas aos alunos do ensino secundário, do 10º ao 12º ano, com resultados positivos. Amanhã o dia é dedicado aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e no dia 29 aos alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.